quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Qual é seu tempero?





Logo que surgiu a Globalização mundial, começou-se a cogitar a possibilidade de uma massificação de cultura. Política, economia e costumes se difundiriam e tornariam o mundo homogêneo. Mas tchãram, estamos em 2011 e o que os cientistas sociais e economistas viram, foi um firmamento de cada cultura. Ou seja, apesar de haver tido misturas percebíveis, influências notáveis entre povos diferentes, o contato entre a massa provocou o contrário do que se esperava. Ao invés de se seguir um padrão em comum na grande rede, os povos entre si fortificaram seu estilo de vida, se delinearam ainda mais, afirmando sua própria identidade.

E a diversidade tomou conta dessa Terra Gigante.

O que a Shakira tem a ver com isso? Shakira pra mim é um ícone, porque é Colombiana, tem uma voz marcante, diversificou seu trabalho em diversos rumos, compõe, canta, dança, tem parcerias com Carlos Santana (um dos melhores guitarristas do mundo), com a musa Beyoncé, canta em espanhol, inglês, era morena, virou loira, é sexy mesmo sendo completamente natural e mesmo abragendo tanto seu trabalho, tem uma identidade incontestável. Shakira é marca própria dela mesma. Coloca seu tempero em cada coisinha que faz, ela não é só uma artista que encena o personagem, tipo Avril Lavigne fazendo tipinho de rockeirinha star revoltada. Shakira é a própria personagem.

E é com essa idéia que sigo a minha vida, colocando eu em cada pequeno gesto. Dando a minha cara para as coisas que produzo. Dando o meu jeito em tudo que toco. Todos deveriam criar e inventar seus próprios personagens, para servirem a si mesmo e seus desejos mais íntimos, para serem lembrados por onde quer que passem. E ser por inteiro, não é se fechar em um quadrado e ficar repetindo as mesmas coisas de sempre, como Chico Buarque em sua sequência parecidíssima de canções (eu amo o cara, mas compare-o com Caetano e veja quanta coisa genial Caetano fez em estilos diferentes). Ser por inteiro é conseguir fazer diversas coisas, até que inusitadas para seu estilo, e mesmo assim, conseguir colocar o seu tempero!


"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és
No mínimo que fazes
Assim em cada lago a lua toda brilha
Porque alta vive." (Fernando Pessoa)

Um comentário: